NEVH

O NEVH iniciou suas atividades em 2008, congregando uma série de pesquisas empíricas relacionadas ao projeto de pesquisa de Marcos Lanna. Reúne pesquisadores em diversos estágios da carreira (bolsistas de iniciação científica, mestrandos, doutorandos).

Marcos Lanna pesquisa a relação entre a circulação de valores e a produção da diferença, com ênfase no estudo das obras de C.Lévi-Strauss e L.Dumont, autores sobre os quais leciona na graduação e pós graduação de Universidade Federal de São Carlos. A base do argumento do projeto de pesquisa em curso do professor Lanna, é a tentativa de demonstração de como o método estruturalista de C. Lévi-Strauss permite-nos repensar não apenas a organização social, especialmente o parentesco, mas também temas relativos à economia e à política. O objeto central são os valores inalienáveis, questão relevante para a elaboração da noção de Lévi-Strauss de “sociedades a casas”. Pretende contribuir ainda à proposta de se reler análises do próprio Lévi-Strauss sobre o parentesco a partir da compreensão deste autor dos mitos ameríndios – proposta inicialmente feita por Boon e Schneider (1974), recentemente retomada por Viveiros de Castro (2008). Segue ainda o reconhecimento de L.Dumont (1971) de ser a obra de C. Lévi-Strauss ao mesmo tempo uma crítica e uma reformulação à chamada Escola Sociológica Francesa, dada a “imaginação sociológica inaudita” deste último.