Apresentação

    O Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da UFSCar foi criado em novembro de 1987 e entre 1991 e 2008 foi o responsável exclusivo pelo Curso de Ciências Sociais, além de oferecer disciplinas para outros cursos de graduação  (link externo). Atualmente divide as responsabilidades do curso de Ciências Sociais com o recente departamento de Sociologia.

    O DCSo consolidou suas atividades na Pós-Graduação, através dos programas de mestrado e doutorado e também de atividades de extensão que atendem à região central do Estado de São Paulo. Deu origem ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais< em 1998 (PPGCSo). O PPGCSo, por sua vez, deu origem a três cursos de Pós-Graduação (Antropologia Social (link externo), Ciência Política e Sociologia).  Atualmente sedia as pós-graduações em Antropologia e Ciência Política.

    Contando com 90 ingressantes por ano na Graduação, e cerca de 50 na Pós-Graduação, o Departamento vem atendendo aos requisitos necessários à formação acadêmica de pesquisadores e profissionais das ciências sociais de maneira cada vez mais ampla, com a abrangência de linhas de pesquisa nas áreas de Ciência Política e Antropologia, e contando ainda, no âmbito dos seus cursos, com as áreas de Economia e História.

    A totalidade dos docentes possui doutorado e muitos deles com experiência de pesquisa no exterior. A produção acadêmica dos pesquisadores é de alto nível e resulta na publicação de artigos em revistas científicas de renome, livros, participação em eventos nacionais e internacionais e promoção de outros na própria UFSCar. Nas Pós-Graduações atuam também docentes de outros departamentos, que ampliam o leque de conhecimentos na consolidação de uma interdisciplinaridade no Curso.

    O DCSo conta com dois importantes arquivos para pesquisa primária na UFSCar, a biblioteca e o arquivo pessoal do sociólogo Florestan Fernandes e o Arquivo Ana Lagôa (link externo), com informações e documentos sobre o período do Regime Militar. O DCSo conta também com laboratórios de pesquisa, dedicados a desenvolver o conhecimento em diversas áreas das Ciências Sociais.