Arquivo Ana Lagoa

Criado em agosto de 1996, o Arquivo Ana Lagoa (AAL) (http://www NULL.arqanalagoa NULL.ufscar NULL.br), do Departamento de Ciências Sociais (http://www NULL.ufscar NULL.br/~cech/dcso/home NULL.htm) da Universidade Federal de São Carlos (http://www NULL.ufscar NULL.br/), conta hoje com cerca de 1600 livros, 20 mil recortes de jornal, cerca de 2 mil fascículos de periódicos, além de centenas de documentos.

Desde sua criação, o AAL recebeu apoio da UFSCar (http://www NULL.ufscar NULL.br/), FAPESP (http://www NULL.fapesp NULL.br/), CNPq (http://www NULL.cnpq NULL.br/) e CAPES (http://www NULL.capes NULL.gov NULL.br/capes/portal/) e forneceu apoio direto para a defesa de dez dissertações de Mestrado e uma tese de Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (http://www NULL.ufscar NULL.br/~ppgcso/) da UFSCar.

Atualmente, o AAL integra, juntamente com o CPDOC-FGV (http://www NULL.cpdoc NULL.fgv NULL.br/comum/htm/) e a UFPA (Universidade Federal do Pará) (http://www NULL.ufpa NULL.br/), o Consórcio “Forças Armadas Século XXI”, no âmbito do Programa Pró-Defesa, patrocinado pela CAPES e pelo Ministério da Defesa.

Em seu site, em constante atualização, esta disponível o banco de dados com grande parte do acervo do AAL. O pesquisador, mesmo distante de São Carlos, pode saber o que existe disponível para pesquisa no Arquivo e agendar visitas.

A equipe do AAL (http://www NULL.arqanalagoa NULL.ufscar NULL.br/equipe NULL.asp) está trabalhando para também disponibilizar on-line, em formato pdf., o acervo de recortes de jornais e revistas correspondentes ao período de 1968-1986. Cerca de 9 mil matérias já estão à disposição para consulta na íntegra.